.:: SERVIÇOS : REPLICAÇÃO OU PRENSAGEM : O que é replicação
O que é Replicação de cd ou dvd :
Replicação de mídias é o processo industrial de multiplicação da matriz de cd ou dvd , onde cada cópia é exatamente igual fisicamente .
Resumidamente este processo começa com o envio de um conteúdo original cd , dvd ou preferencialmente uma fita DLT e este conteúdo digital é MASTERIZADO .
Masterização é parte do processo de replicação onde geramos o disco Master (glass master) que não passa de um disco óptico em vidro que contém os sulcos (relevos altos e baixos que representam digitalmente os 0´s e 1´s) que representam o conteúdo digital do original fornecido .
Deste master geramos STAMPERS , (positivos e negativos do Glass master ) que serão colocados posteriormente nas injetoras onde as copias serão injetadas em plástico Policarbonato.
Cada mídia óptica injetada (imagine o disco transparente), passa em seguida por um processo de METALIZAÇÃO, onde colocamos uma camada fina espelhada para que o laser leitor da mídia seja refletido e lido
A maioria das injetoras de mídias ópticas já possuem a metalização acoplada 'a injeção plástica.
Além da metalização é colocado um liquido de proteção contra arranhão direto sobre a camada dos dados e sobre a metelização , para que seja feita a impressão do rótulo .
Após a metalização a mídia é enviada para a impressão , podendo o rótulo ser impresso em processo off-set ou silk screen. Após a impressão a mídia estará finalizada e pronta para utilização.
Algumas normas de produção são seguidas para cada tipo de mídia , por exemplo:
Após a finalização da produção a mídia poderá ser embalada no box apropriado com material gráfico impresso ou entregue sem embalagem , que chamamos "no pino".