.:: SERVIÇOS : DUPLICACAO DE DVD E CD : Masterização de CD
Muitas pessoas já ouviram falar, mas não sabem ao certo o que é MASTERIZAÇÃO.
A Masterização tem como objetivo principal preparar uma matriz que originará as cópias durante a duplicação de um CD.
Durante essa etapa, vários procedimentos técnicos estão envolvidos como montagem da ordem das músicas, redução de ruídos, equilíbrio de volume entre uma faixa e outra, equalização e compressão.
Esses processos visam dar uma uniformidade ao CD, já que muitas vezes as mixagens ocorrem em estúdios e dias diferentes e são executadas por técnicos e produtores diferentes.
O técnico de masterização tem que ter bastante sensibilidade e técnica para, sem alterar a mixagem, conseguir uma unidade sonora no CD e ainda melhorar a qualidade geral do áudio.
A masterização pode melhorar significativamente a qualidade do áudio, mas há limitações até onde o técnico pode chegar. O resultado final da masterização também depende bastante de como foram gravadas e mixadas as músicas.Todas as etapas são importantes para determinar a qualidade final do áudio.
Equalização é um processo que permite equilibrar as frequências graves, agudos e médios do áudio. Ela pode ser usada de forma corretiva ou artística.
Alguns estúdios tem uma deficiência na monitoração do som, ou seja, de como o som é ouvido dentro dele. Isso acarreta falta ou excesso de graves ou agudos. Nesse caso se aplica a equalização corretiva.
A equalização artística é utilizada, por exemplo, no Reggae e Rap onde se reforçam os graves para dar mais peso ou na música Clássica que enfatizamos os médios e agudos para valorizar os harmônicos dos instrumentos.
Um ponto bastante questionado em uma Masterização é o volume do áudio contido num CD. O volume do áudio está diretamente ligado a como o CD foi mixado e não somente masterizado.
Uma das maneiras de se conseguir volume é através da utilização de compressores durante a Mixagem e posteriormente na Masterização. O ideal para conseguir um bom volume é comprimir os instrumentos individualmente durante a mixagem.
Durante a Masterização, o objetivo é que a música fique o mais alto possível. Para muitas pessoas quanto mais alto o volume, melhor a qualidade do CD. Isso não é verdade!
Existe um limite de ganho de volume na Masterização até que aconteçam distorções do áudio e mudanças nos planos da mixagem.
A melhor forma de enviar o material é num CD ou DVD de DADOS contendo os arquivos no formato .WAV ou .AIF na resolução 24bits/48kHz, 24bits/44.1kHz ou na resolução que o trabalho foi gravado.
Consulte o técnico que mixou o seu CD e pergunte a ele em qual resolução o trabalho foi GRAVADO. Caso não seja na resolução 24bits/48kHz ou 24bits/44.1kHz, peça para ele gravar os arquivos no padrão utilizado. Certifique-se que a resolução não foi mudada.
Outra forma, não muito indicada, é num CD Áudio. Se essa for a única forma, confira o CD para que ele esteja em perfeitas condições e a mídia utilizada seja de boa qualidade
Possuímos parceiros que realizam a masterização para duplicarmos a mídia.
Consulte nosso televendas 11-33521199