Explicando o que é replicação de mídias CD, DVD ou Bluray . Prensagem = Replicação x Duplicação

.:: SERVIÇOS : REPLICAÇÃO OU PRENSAGEM : O que é replicação

Explicando o que é replicação de mídias CD, DVD ou Bluray . Prensagem = Replicação x Duplicação

O que é Replicação de cd ou dvd : Replicação de mídias é o processo industrial de multiplicação da matriz de cd ou dvd , onde cada cópia é exatamente igual fisicamente . Resumidamente este processo começa com o envio de um conteúdo original cd , dvd ou preferencialmente uma fita DLT e este conteúdo digital é MASTERIZADO . Masterização é parte do processo de replicação onde geramos o disco Master (glass master) que não passa de um disco óptico em vidro que contém os sulcos (relevos altos e baixos que representam digitalmente os 0´s e 1´s) que representam o conteúdo digital do original fornecido . Deste master geramos STAMPERS , (positivos e negativos do Glass master ) que serão colocados posteriormente nas injetoras onde as copias serão injetadas em plástico Policarbonato.

master replicacao

Cada mídia óptica injetada (imagine o disco transparente), passa em seguida por um processo de METALIZAÇÃO, onde colocamos uma camada fina espelhada para que o laser leitor da mídia seja refletido e lido A maioria das injetoras de mídias ópticas já possuem a metalização acoplada 'a injeção plástica
. Além da metalização é colocado um liquido de proteção contra arranhão direto sobre a camada dos dados e sobre a metelização , para que seja feita a impressão do rótulo .

Após a metalização a mídia é enviada para a impressão , podendo o rótulo ser impresso em processo off-set ou silk screen. Após a impressão a mídia estará finalizada e pronta para utilização
.

replicacao cd dvd

A
lgumas normas de produção são seguidas para cada tipo de mídia , por exemplo:

  • - O uso do LOGO CD , DVD , DVD9 (camada dupla) e outros , identificando o tipo de mídia . Por exemplo do disco de música é usado o logo Compact Disc Digital Audio.
  • - Código IFPI para identificar onde foi masterizada a mídia (olhar na parte de baixo , no anel mais interno) , normalmente tem o nome da fábrica , algum numero de pedido , um código de barras de identificação e também um outro código que representa a quantidade produzida do lote para direitos autorais.
  •  - Na parte superior da mídia replicada sempre tem impresso o nome da fábrica e de quem licenciou a produção , normalmente a gravadora .

  


Após a finalização da produção a mídia poderá ser embalada no box apropriado com material gráfico impresso ou entregue sem embalagem , que chamamos "no pino".

 

© 1991 - 2017 MEDIATECH INFORMÁTICA LTDA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.